Murilo Riedel será CEO de Seguros do Santander

Murilo Riedel deixa a seguradora alemã HDI depois de 5 anos no comando do grupo para assumir uma nova função criada no banco espanhol Santander: CEO de Seguros.

“Será um desafio dar corpo a uma estrutura de muita força e que já gera bilhões em resultados. Um momento muito especial em minha carreira”, disse ele ao blog Sonho Seguro.

Ao contrário de outros bancos, que contam com um CEO geral para seguridade, o Santander tem executivos responsáveis por diversas iniciativas, que agora ficam sob o chapéu de Murilo.

Há 22 anos na seguradora e cinco como CEO, Murilo foi responsável por fazer da HDI uma empresa Humana, Digital e Inovadora. O executivo liderou um dos mais extensos projetos de transformação digital do mercado segurador.

Durante sua gestão, reformulou processos e produtos com o uso de inteligência artificial e desenvolveu novos modelos de negócios.

Inovou ao fazer parcerias relevantes, como com o Santander, em 2018, e Icatu em vida, em 2019. A Santander Auto tem 50% de participação da Sancap Investimentos e Participações S.A., sociedade controlada pelo Santander Brasil, e 50% pela HDI Seguros.

Trata-se de um ecossistema formado por mais de 15 mil lojas e concessionárias que oferecem financiamento de veículos pelo banco espanhol e suas parceiras. Em um ano de vida já contava com mais de 30 mil contratos e R$ 50 milhões em prêmios.

Em fevereiro de 2019, com o objetivo de ampliar o portfólio no segmento e estimular a cultura do seguro no País, HDI Seguros e Icatu Seguros anunciam parceria para oferecer seguros de vida e de acidentes pessoais.

Os resultados são divididos via cosseguro em uma natureza de sociedade de 50% a 50%. Em agosto de 2020, lançaram o HDI Vida PME, para empresas com 3 até 1.000 vidas.

O produto, voltado para micro e pequenas empresas, oferece coberturas básicas, adicionais e assistências que, somadas, contemplam até 14 opções de benefícios extras.

Um dos “orgulhos” de Murilo é o Go Digital! “Foram 5 anos de muito trabalho e investimentos de mais de 450 milhões de reais para transformar a HDI em uma nova seguradora não só traduzida pelo ganho de 20 pontos de NPS, mas também uma empresa mais humana, mais digital e mais inovadora”, afirma.

Com o apoio e engajamento de todos os nossos colaboradores, a HDI hoje reflete a vontade de transformar, de criar e de ser um espaço para as pessoas realizarem seus sonhos, afirma.

“Uma empresa que respeita e prioriza seus segurados, seus parceiros corretores, seus acionistas, a diversidade, a liberdade e a livre escolha. Uma empresa que tem o seu compromisso claro com a sociedade protegendo e patrocinando o empreendedorismo. Agora sigo para um novo desafio”.

Além da Santander Auto com a HDI, o banco espanhol tem parceria com a Zurich. Há um ano, no meio da pandemia, o grupo anunciou investimentos de R$ 90 milhões de julho de 2020 a 2023 para reformular a área de seguros, operada no país e na América Latina via uma joint venture com a seguradora suíça.

A estratégia é que a plataforma digital ajude a elevar e penetração de seguros no banco, estimada em 5%, e depois disso passe a buscar clientes em mar aberto.

Fonte: Sonho Seguro