Novas regras implementadas pela Susep obrigam o Corretor a se readaptar

Aproximadamente 95% dos Corretores que comercializam seguros massificados terão que passar por um processo de readaptação muito forte, em razão das novas regras e obrigações que estão sendo implementadas pela Susep.

O alerta foi feito pelo consultor Sergio Ricardo, durante o workshop “Impacto dos Novos Normativos – CNSP e SUSEP – no dia a dia dos Corretores de Seguros”.

Segundo ele, é preciso também chegar a um acordo com as seguradoras sobre como informar para o cliente o valor da comissão, seja antes da assinatura da proposta, como estabelece a Resolução 382/20 do CNSP, ou nas apólices, obrigatoriedade que constará na futura circular da Susep sobre aceitação do seguro e emissão da apólice.

Para Sergio Ricardo, que organizou o evento, é “muito difícil” explicar para o cliente a razão para o Corretor receber 15% de comissão. “Por isso, é preciso que as entidades que representam a categoria e as seguradoras sentem para conversar. Até porque boa parte dos custos administrativos das companhias foi passada para os corretores”, acrescentou.

O consultor lembrou ainda que os consumidores brasileiros, em geral, sempre buscam o melhor preço e nem sempre valorizam o trabalho realizado pelo Corretor de Seguros. “Isso precisa mudar”, acentuou.

Ele citou ainda como outro grande problema a criação da figura da Sociedade Iniciadora de Serviços de Seguro (SISS) no âmbito do Open Insurance, destacando que esse será um representante do cliente, mas não receberá comissão. “Na prática, o SISS não poderá ser uma Corretora de Seguros.

Mas, poderá ser qualquer outra coisa. Os Corretores de Seguros estão excluídos do Open Insurance, assim como as Corretoras de Valores também estão fora do Open Banking”, salientou.

Fonte: CQCS