Carro sem motorista e o crescimento do PIB em 2021 são temas do Panorama do Seguro

Compartilhar nas redes sociais

A 95ª edição do programa Panorama do Seguro traz aos internautas novidades sobre os níveis de automação dos veículos e aumento do Produto Interno Bruto – PIB nacional. Apresentada por Paulo Alexandre, a atração conta com a participação de Francisco Galiza, Consultor Econômico do Sindseg SP. “A novidade em relação aos carros sem motoristas é que a fabricante japonesa de automóveis, Honda começou a produzir um veículo com tecnologia de nível três”, diz Galiza. Segundo ele, uma reportagem recente sobre o tema traz uma imagem que ilustra os seis níveis de classificação que os carros fabricados com essa tecnologia podem receber.

O zero é aquele em que o motorista tem total controle sob o veículo. No nível um o condutor está na direção, manuseia o volante. Porém, o veículo pode assumir outras tarefas. Já no dois, ele somente monitora, mas o veículo pode dirigir, fazer manobras. No nível três, o veículo é responsável pela direção e movimento em determinadas situações, mas o motorista precisa estar pronto para assumir o controle se necessário. No quatro, o veículo é responsável em certas circunstâncias, com pouco risco de acidentes. No cinco, a direção é 100% automática. “Essa é uma tecnologia e uma tendência que só tem a crescer e impactam diretamente no mercado de seguros de automóveis. Traz inúmeras implicações”, afirma o consultor.

Outro assunto abordado pelo executivo durante o programa é o crescimento do PIB em 2021. Segundo estimativa do boletim Focus, que reúne informação de todas as instituições financeiras, o percentual gira em torno de 3% a 3,5%. “O cenário econômico brasileiro ainda está pouco confuso por uma série de fatores, mas de qualquer maneira é positivo. Se o Brasil conseguir vencer todas as dificuldades certamente a indústria de seguros voltará a crescer de forma mais expressiva em todos os ramos”, concluiu.

Confira a entrevista na íntegra:
https://www.sindsegsp.org.br/site/sindsegsp-tv-video.aspx?id=128
Fonte: Oficina do Texto