Órgãos de trânsito reúnem-se para operacionalizar plano de redução de acidentes

No encontro virtual foi anunciado o desenvolvimento de um sistema para padronizar e unificar estatísticas de trânsito do País.

Secretaria de Segurança Pública e Conselho Estadual de Trânsito reuniram ontem (26) órgãos de trânsito que atuam no Rio Grande do Sul para operacionalizar o Pnatrans, Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito. Instituído pela lei nº 13.614/2018, o Pnatrans incluiu no CTB o artigo 326-A, detalhando todos os passos para o planejamento e a implementação de ações que visem a redução da acidentalidade.

Participou da videoconferência, que teve a abertura do secretário Ranolfo Vieira Jr., o diretor geral do Denatran Frederico Carneiro. O representante do Governo Federal anunciou o desenvolvimento de um sistema que vai permitir padronizar e unificar as estatísticas de trânsito de todo País, o Renaest. A organização das estatísticas é uma das prioridades definidas no plano e vai permitir diagnósticos mais precisos para balizar ações mais eficazes na redução da acidentalidade.

A reunião foi coordenada pelo presidente do CetranRS Sergio Teixeira e pelo Secretário Adjunto da Secretaria de Segurança Pública Marcelo Frota. Frota frisou a importância do trânsito para a segurança pública, já que repercute diretamente na qualidade de vida das pessoas. “O governo Eduardo Leite tem uma proposta abrangente em relação a segurança pública, calcada em três pilares: integração, inteligência e investimento qualificado. A instituição do Renaest vem de encontro ao que buscamos aqui, assim como essa reunião de alinhamento entre todos os órgãos.

O ex-deputado federal Beto Albuquerque, proponente da lei que criou o Pnatrans, trouxe o exemplo de países que conseguiram superar a meta da Década de Ação para a Segurança no Trânsito, de reduzir em 50% as mortes no trânsito. “Espanha e França conseguiram atingir a meta em menos de 10 anos, muito em função das abordagens de veículos. Essa é uma das metas que temos que ter. O cidadão tem que ter certeza que será abordado em algum momento e que precisará estar com a documentação em dia e cumprir a lei”.

O diretor-geral do DetranRS Enio Bacci falou da redução das mortes no período da pandemia, mas frisou que essa é uma tendência que vem ocorrendo no Rio Grande do Sul. “Acreditamos que o sucesso nesses números vem de uma combinação de educação com repressão. Em julho lançamos a Escola Pública de Trânsito Online, que vem atuar fortemente nesse segundo pilar. Queremos atingir todos os públicos e promover uma conscientização mais ampla em relação ao trânsito”.

A vídeo conferencia também contou com a participação de representantes da Polícia Rodoviária Federal, Comando Rodoviário da Brigada Militar, Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, DAER, Fórum Nacional dos Presidentes dos Conselhos Estaduais de Trânsito, EPTC e Famurs, representando os demais municípios.

Essa primeira reunião serviu para cada órgão relatar as ações em desenvolvimento e os problemas enfrentados na implementação do plano. Uma próxima reunião ficou agendada para o início de setembro, quando os órgãos de trânsito devem partir para o planejamento de ações efetivas.
Fonte: Detran RS